FINALIDADE DO BLOG

Humanistas é um espaço para os professores de Humanas e educandos, foi idealizado pela da Escola Raimundo Honório-PE, com o objetivo de interagir, compartilhar leituras, ideias e insights, promovendo a educação para além das paredes escolares.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Aculturação - Sociologia



Aculturação: contato e mudança cultural O crescimento do patrimônio cultural
Aculturação: contato e mudança cultural
Durante a colonização do Brasil, houve intenso contato entre a cultura do conquistador português e as culturas dos povos indígenas e dos africanos trazidos como escravos.
Em decorrência desse contato, ocorreram modificações tanto ma cultura dos europeus recém chegados: que assimilaram muitos traços culturais dos outros povos: quanto na dos indígenas e africanos que foram dominados e perderam muitas de suas características.
Desse processo de contato e mudança cultural conhecido como aculturação resultou na cultura brasileira.
O crescimento do patrimônio cultural
Cada geração passa por processos de aprendizagem nos quais assimila a cultura de seu tempo e se torna apta a enriquecer o patrimônio cultural das gerações futuras. É na capacidade que os grupos têm de perpetuar e acrescentar novos valores à cultura que reside à possibilidade de progresso.
Todo progresso é resultado da síntese de valores novos com componentes culturais já adquiridos. Desse modo, apesar das mudanças alguns valores culturais tendem a permanecer assegurando a continuidade da cultura de uma sociedade entre uma geração e outra geração. Por mais viva e inventiva que seja uma nova cultura as gerações não rompem inteiramente com seu passado.
Em geral, o enriquecimento patrimonial de uma cultura se traz por meio de dois processos a invenção e a difusão. Depois de estudá-los, vamos ver como o desequilíbrio entre os diferentes aspectos da cultura geram o processo conhecido como retardamento cultural.

Organização: Profª Lourdes Duarte



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE COMENTÁRIO, É IMPORTANTE SUA PARTICIPAÇÃO.OBRIGADA, VOLTE SEMPRE.