FINALIDADE DO BLOG

Humanistas é um espaço para os professores de Humanas e educandos, foi idealizado pela da Escola Raimundo Honório-PE, com o objetivo de interagir, compartilhar leituras, ideias e insights, promovendo a educação para além das paredes escolares.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

DEFINIÇÃO DE SOCIEDADE






DEFINIÇÃO DE SOCIEDADE


Resumo do Artigo   por:FelipeJesus     Autor : Eduardo Felipe S. da Fonseca

http://pt.shvoong.com/images/spacer.gif?s=summarizer&d=1406164230607&id=273206cf-974b-4c4a-9b0e-9e13b6659030

O Que é sociedade? 

A sociedade de maneira geral pode ser definida como um grupo de indivíduos, em que há relações econômicas, políticas e culturais. Suas principais características são a unidade de idioma pátrio e costumes em que os membros têm de obedecer a um conjunto de leis características de cada região.
Augusto Comte fundamentou seu estudo sobre a formação da sociedade em três pilares: que é de acordo com a Filosofia Positivista é a Lei dos Três Estágios.O Estado Teológico é marcado pela incapacidade do homem de conseguir explicações científicas para os fenômenos: o espírito humano trata-os como misteriosos, e por isso, procura-lhes uma explicação transcendente nas divindades ou forças ocultas de qualquer espécie (Comte, Augusto).O primeiro seria a sociedade teológica fundamentada na propriedade e exploração do solo. Assim o primeiro estágio é marcado pela Idade Média em que a Igreja Católica ditava as regras de acordo com os seus dogmas e das leis do Cristianismo.“O Estado Metafísico resultou do aperfeiçoamento do primeiro. Neste as divindades foram substituídas por entidades ou conceitos abstratos” (Augusto Comte).O segundo estágio seria a sociedade legista aonde o homem é quem dita as regras através do Governo Absolutista em que o Príncipe é o centro das atenções. “O Estado Positivo revela a maturidade da humanidade por vários motivos.

 O homem submete a imaginação à verdadeira observação que de acordo com as necessidades efetivas da humanidade, se atém rigorosamente aos fatos”.(Comte, Augusto).Epor último a sociedade positivista aonde há o surgimento da industrialização, do crescimento das cidades, da divisão do trabalho em que a sociedade não é mais regida pelas leis da Igreja e sim pelo sistema capitalista.Já para Karl Marx e Friedrich Engels a sociedade era baseada nas relações capitalistas de produção em que tinha a produção de bens materiais e os homens estavam envolvidos nesta relação independente de sua vontade. Marx e Engels dividiram a sociedade em seis grupos: a comunidade tribal, a sociedade asiática, a sociedade antiga, a germânica, a feudal, a capitalista e por último ainda a comunista. Do ponto de vista puramente biológico, o que é normal para o selvagem não é sempre para o civilizado e vice-versa (Durkheim, Émile). Para ele, a sociedade é um organismo em que há a presença de dois estados um normal e outro patológico. Seu objetivo máximo é a harmonia consigo mesma e com as outras sociedades por meio de um consenso. Assim, um fato social normal algo que pode ser generalizado pela sociedade que vive dentro de um conjunto de regras e valores.

 Um crime, por exemplo, é visto como um estado normal, pois é comum a todas a s sociedades em todos os tempos. Portanto, o crime é punido de acordo com as leis de cada sociedade pelo fato de ser considerado como um ato ofensivo. Já os fatos patológicos são aqueles que se contrapõem à ordem social e a moral vigente. Então, a conduta imposta por facções criminosas ou terroristas pode ser considerada como um fator social patológico.Ainda de acordo com a teoria de Durkheim existe a solidariedade mecânica e a orgânica. Na solidariedade mecânica há a semelhança entre os sentimentos, valores e crenças como na Idade Média em que todos partilhavam da idéia de que o ser humano não estava na terra para ser feliz e ter prazer, mas sim para pagar todos os seus pecados e ser feliz somente na vida eterna. Já na solidariedade orgânica há a predominância da diferença que faz parte do universo da Sociedade Moderna.Há também outros tipos de sociedade como: anônima, de amigos, civis e comerciais, secreta, de capital autorizado, aberto e com a participação do estado.

 A sociedade anônima é caracterizada por ser uma empresa formada por sete sócios em que o capital se divide no mesmo valor nominal. Ela tem como finalidade o lucro podendo exercer qualquer tipo de atividade comercial, industrial ou de prestação de serviços.As sociedades civis e comercias são organizações de pessoas em que há esforços de natureza contratual e institucional e tem como base um contrato em que seu registro é necessário para a regulamentação de pessoa jurídica. Sua finalidade é o lucro que a diferencia de instituições sem fins lucrativos como instituições beneficentes, culturais e religiosas.A sociedade secreta é um movimento hierarquizado que é regido por normas e rituais. Elas podem ser religiosas, políticas, racistas etc. dentre as sociedades secretas mais conhecidas estão a Ku Kluz Klan, a Maçonaria e a Máfia.

 Organização da postagem: Profª Lourdes Duarte 



7 comentários:

  1. Adorei o nosso blog, já estou seguindo e com certeza eu e meus alunos voltaremos aqui muitas vezes.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por me adicionar no g+, este blog é maravilhoso,tenha um bom dia!
    Até logo!

    ResponderExcluir
  3. Bela iniciativa da nossa escola tendo como mentora a professora Giórgia Lima. Esse blog veio abrilhantar e enriquecer o acervo cultural dos nossos alunos e profissionais da educação. Fico feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Profª Jailda, seja bem vinda este espaço é nosso, a decisão foi tomada na última formação pelos professores de humanas, que por motivo superior você não estava, mas a sua participação com postagens será muito importante!
      abraços

      Excluir
  4. Parabéns adorei o blog, parabéns a professora Lourdes organizadora da postagem!!

    ResponderExcluir

DEIXE COMENTÁRIO, É IMPORTANTE SUA PARTICIPAÇÃO.OBRIGADA, VOLTE SEMPRE.