FINALIDADE DO BLOG

Humanistas é um espaço para os professores de Humanas e educandos, foi idealizado pela da Escola Raimundo Honório-PE, com o objetivo de interagir, compartilhar leituras, ideias e insights, promovendo a educação para além das paredes escolares.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

DIFERENÇA DE PAÍSES DESENVOLVIDOS E SUBDESENVOLVIDOS

OBSERVAÇÃO: Este artigo imagens, foi transcrito do site
http://www.tocadacotia.com/cultura/geografia/diferencas-entre-paises-desenvolvidos-e-subdesenvolvidos
 visite e saiba mais.

Com o avanço do capitalismo no mundo, as diferenças das ordens econômicas cada vez se tornaram mais acentuadas e para que se pudesse dar uma expressão a este tipo de disparidade foram criados alguns termos específicos, o que é o desenvolvimento e o subdesenvolvimento. O termo chamado de subdesenvolvimento é amplamente utilizado desde a Segunda Guerra mundial, sugerindo assim um atraso com relação aso países que são avançados.
diferencas-entre-paises-desenvolvidos-e-subdesenvolvidos-1
 O termo ainda indica que os países segundo alguns historiadores são mais dominados e de economia mais dependente do que atrasados. De forma histórica sempre existiram diferenças ente os países, alguns sempre foram classificados em algum momento como potências importantes, e outros como países dominados. Como exemplos temos a Grécia e a Roma no mundo antigo, e Portugal e Espanha como uma relação de capitalismo comercial, já a Inglaterra e a França é o neocolonialismo.  Durante todas as relações de capitalismo industrial, a metrópole é o grande centro produtor que recebia matérias primas de colônia considerada consumidora, esta a qual devolvia os produtos já industrializados no mercado.

A Divisão na Era Moderna

diferencas-entre-paises-desenvolvidos-e-subdesenvolvidos-12
A partir do começo do século XX, os países desenvolvidos, tanto monopolizadores como também financeiros emprestavam o capital e ainda o vendiam em equipamentos de infraestrutura moderna para os países subdesenvolvidos, que normalmente são considerados como ex colônias, o que intensificou toda a sua dependência econômica os forçando a aumentar todas as suas exportações para que possa pagar as suas importações. Foi então que depois da Segunda Guerra mundial os países desenvolvidos começaram a se tornar o grande foco do universo econômico de capital, e passaram a vender tecnologias, bens de produção e ainda capital para os países periféricos, ou seja, países subdesenvolvidos onde diversas empresas consideradas transnacionais foram instaladas.
diferencas-entre-paises-desenvolvidos-e-subdesenvolvidos-3
Estes por sua vez tem de exportar cada vez mais para países considerados centrais com a finalidade de tentar amortizar as dívidas crescentes, apesar disto também se exportam produtos que sejam industrializados para os países considerados mais periféricos e que ainda não tenham uma industrialização considerada expressiva. A partir então dos anos 1970 houve um grande endividamento externo, o que é a maior característica do Terceiro Mundo, as suas causas são as seguintes:
  • A deterioração de preços de produtos considerados primários no mercado internacional, com exceção do petróleo.
  • A elevação dos preços de maquinofaturados e ainda de tecnologias importadas neste sentido.
  • O grande déficit de orçamentos do governo norte americano, bem como um elevação de taxas de juros bem como de inflação.
Afinal de contas o que são os países desenvolvidos e subdesenvolvidos? Para que você possa compreender melhor este tipo de subdivisão do mundo, iremos estabelecer características do que seja um mundo desenvolvido e subdesenvolvido.

O Mundo Desenvolvido

diferencas-entre-paises-desenvolvidos-e-subdesenvolvidos-15
Sempre procuram fazer parte do mundo desenvolvido os países que já atingiram um grande nível de industrialização, o que conseguem substituir grandes partes da energia humana ou ainda animal por todas as forças das máquinas a vapor, máquinas a gás, eletricidade, petróleo ou ainda energia nuclear, é possível se conceituar como principais características de países desenvolvidos os seguintes fatores:
  • O alto grau de capacidades técnicas e científicas, ou seja, um pleno desenvolvimento tanto industrial, em diversos sentidos principalmente em tecnologia, bem como um grande grau de capacidade científica, por exemplo na fabricação de vacinas, medicamentos, bem como estudos científicos avançados.
  • A modernização de meios de transportes terrestres, aéreos e também marítimos. A alta tecnologia permite otimizar os transportes, fazendo com que as pessoas possam se deslocar de um lugar para o outro sem transtornos mais graves.
  • Os meios de comunicação atualizados, e ainda bem distribuídos, com tecnologias de ponta tanto de sistemas de tv, assim como também de telefone e internet.
  • Uma agricultura muito mais moderna e funcional, além de racional.
  • O predomínio das populações urbanas sobre a vida rural dos países.
  • Um grande nível de vida, bem como um pequeno, ou taxa de analfabetismo em zero.
  • Baixas taxas de natalidade, e também de mortalidade infantil.
Tendo um grande resultado de tudo isto os países desenvolvidos sempre contam com um grande aumento na sua produtividade, facilitando assim o atendimento de necessidades e também das aspirações relativas ao seu povo.

O Mundo Subdesenvolvido

diferencas-entre-paises-desenvolvidos-e-subdesenvolvidos-
Esta é uma situação que vem mudando mas aos poucos ela vem sendo estagnada na maior parte dos continentes do mundo. Este tipo de dependência se manifesta de várias formas, como por exemplo:
  • A deficiência de tecnologia, bem como o endividamento externo.
  • As relações comerciais desfavoráveis e ainda a influência de empresas estrangeiras.
  • A deficiência tecnológica de mercado
  • Os países pobres investem pouco nas pesquisas e utilizam as tecnologias dos países desenvolvidos.
  • O endividamento externo
Normalmente todos os países subdesenvolvidos contam com grandes dívidas com bancos internacionais.

As Relações Comerciais Desfavoráveis para o País

diferencas-entre-paises-desenvolvidos-e-subdesenvolvidos-7
Normalmente estes países exportam para as nações mais ricas os produtos primários e não industrializados, como o café, o cacau, a soja, o algodão, entre outros materiais, a tecnologia mais avançada, computadores, máquinas automatizadas. Os arquivos importados deverão ter preços mais altos do que os exportados, e por isso as relações comerciais se tornam mais desvantajosas para os clientes estes países.

A Influência Principal de Empresas Estrangeiras

diferencas-entre-paises-desenvolvidos-e-subdesenvolvidos-6
Existe uma grande parcela de lucro das empresas, esta que é remetida para todas as matrizes, o que irá provocar uma acentuada e considerável descapitalização para os países considerados subdesenvolvidos.

A Baixa Renda Populacional

diferencas-entre-paises-desenvolvidos-e-subdesenvolvidos-2
Temos para os países desenvolvidos uma média de PIB per capita equivalente a menos de 750 dólares por pessoa, o que deverá ultrapassar os 900 dólares para que saia desta listagem. Além da grande vulnerabilidade econômica, baseada na instabilidade de produções agrícolas, bem como a instabilidade de exportações de bens e serviços, a importância econômica das atividades consideradas não tradicionais, e a capacidade de se exportar as mercadorias concentradas, além de uma grande porcentagem da população que é deslocada por desastres naturais. Caso os países excedam estes critérios, são considerados um pouco menos desenvolvidos, a classificação atualmente indica que apenas 49 países de todo o planeta estão nesta linha.

 Postagem: Profª Lourdes Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE COMENTÁRIO, É IMPORTANTE SUA PARTICIPAÇÃO.OBRIGADA, VOLTE SEMPRE.