FINALIDADE DO BLOG

Humanistas é um espaço para os professores de Humanas e educandos, foi idealizado pela da Escola Raimundo Honório-PE, com o objetivo de interagir, compartilhar leituras, ideias e insights, promovendo a educação para além das paredes escolares.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

ORIGENS DO DESENVOLVIMENTO E DO SUBDESENVOLVIMENTO

Origens do desenvolvimento e do subdesenvolvimento. 

Conteúdo do site http://wwwblogdoprofalexandre.blogspot.com


Quando trabalhamos com esses conceitos é interessante ressaltarmos que os mesmos foram criados e se adaptam nas sociedades modernas ocidentais, claro que com abrangência mundial. Mas não faz sentido falar de desenvolvimento, por  exemplo, numa sociedade tribal ou indígena.
Compreende-se o desenvolvimento como um estágio econômico, social e político caracterizado por altos índices de rendimentos dos fatores de produção. O subdesenvolvimento é justamente o contrário, ou seja, quanto determinada situação reflete uma utilização deficiente dos fatores de produção.
Porém, estudiosos apontam que o desenvolvimento e o subdesenvolvimento são faces da mesma moeda. Não dá para afirmar que o subdesenvolvimento é uma fase anterior ao desenvolvimento. Desenvolvimento e subdesenvolvimento devem ser entedidos como aspectos de um mesmo processo histórico, suas origens, dessa forma, são semelhantes e correspondem a um mesmo processo que gerou situações distintas.
O desenvolvimento.  
 A acumulação de capital pelas potências europeias durante o mercantilismo permitiu a aceleração do processo de industrialização. Esse processo, principalmente a partir de meados do século XIX, trouxe várias inovações tecnológicas que foram introduzidas nos processos de produção. Durante essas transformações ocorreu a substituição dos modelos antigos de produção, assim o aumento da produtividade beneficiou principalmente a classe capitalista.Os países que conseguiram operar essas transições se tornaram, em sua maioria, desenvolvidos.
O subdesenvolvimento.
Ao contrário do que vimos acima, os países, principalmente as ex-colônias europeias da América, da Ásia e da África que foram explorados, e não conseguiram acompanhar esse processo de desenvolvimento econômico e tecnológico tornaram-se subdesenvolvidos. Em especial por terem sido explorados por suas metrópoles, esses países não conseguiram acompanhar a fase do desenvolvimento tecnológico e industrial que ocorreu principalmente nos países europeus.Ou seja, perderam essa etapa e suas economia ficaram dependentes de tecnologia e capital.
Porém, o subdesenvolvimento também pode ter causas internas. Vemos países que se libertaram de suas metrópoles em tempos semelhantes e estão em processo de desenvolvimento diferentes. Isso ocorre, principalmente, devido às elites locais que dominavam (e ainda dominam) a economia de determinados países.
Essas elites mantêm no país governos retrógrados com administrações subordinadas aos interesses estrangeiros, às vezes são antidemocráticos, ou democracias frágeis, ou ainda, governos corruptos que desviam verbas e não investem em políticas públicas eficientes.
Referências:
PIRES, Valquíria. PIRES, Beluce Bellucci. Projeto Radix; geografia 8º ano. São Paulo: Scipione, 2009.
FURTADO, Celso. Raízes do subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.    

 Organização da postagem: Profª Lourdes Duarte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE COMENTÁRIO, É IMPORTANTE SUA PARTICIPAÇÃO.OBRIGADA, VOLTE SEMPRE.