FINALIDADE DO BLOG

Humanistas é um espaço para os professores de Humanas e educandos, foi idealizado pela da Escola Raimundo Honório-PE, com o objetivo de interagir, compartilhar leituras, ideias e insights, promovendo a educação para além das paredes escolares.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

GABRIEL COHN - A sociologia de Weber (parte 1)

Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros.
Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.
Weber estabeleceu quatro tipos de ação social. Estes são conceitos que explicam a realidade social, mas não são a realidade social:
1 – ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado;
2 – ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais;
3 – racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade;
4 – racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.
Nos conceitos de ação social e definição de seus diferentes tipos, Weber não analisa as regras e normas sociais como exteriores aos indivíduos.
Para ele as normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais.
Na sua concepção o método deve enfatizar o papel ativo do pesquisador em face da sociedade


jovens na sociedade
O jovem em quase todas as sociedades é o garante da mudança, está incumbido de criar uma sociedade melhor mais justa, a preservar o ambiente em que vivemos é sem dúvida uma grande responsabilidade para nós jovens e o primeiro passo é a tomada de consciência.
Mais no mundo de hoje os jovens estão com dificuldade de entra na sociedade globalizada, e por isso os jovens estão se tomando mais violentos pois nesse período da juventude as pessoas ainda são muito imaturas , as pessoas estão pensando muito individualista só no seu “eu” e esquecendo que a todos os momentos vivemos em sociedade seja em casa ou no colégio então pessoal temos que aprender que no mundo de hoje vivermos individualmente e praticamente impossível .


Obs:
E jovens acorde poque o futuro do mundo somos nos e se continuar assim querendo um ser melhor que o outro não vamos chegar em lugar algum.


"jovens o futuro do mundo"

Organizaçao da postagem: Profº Lourdes Duarte

Um comentário:

DEIXE COMENTÁRIO, É IMPORTANTE SUA PARTICIPAÇÃO.OBRIGADA, VOLTE SEMPRE.